scroll
down

Image

História da Água

Representando cerca de 75 a 80% da massa tal do corpo humano, a água é essencial à vida.
Para além de ter um papel estruturante, intervém em numerosos metabolismos, como a digestão e a depuração renal. Favorece igualmente a evolução celular e assegura o bom equilíbrio iónico do organismo. Diariamente, o corpo humano precisa de renovar as suas reservas de água, sendo necessários cerca de 2 litros para compensar as perdas do dia a dia.

Image
Image

Desde cedo que o homem se apercebeu da importância da água e, por essa razão, foi-se concentrando nos locais onde este elemento era mais abundante. Os romanos, terão sido os primeiros a aperceberem-se das potencialidades das águas minerais. Mas, até à utilização da água para fins medicinais e ao comércio de água engarrafada, foram ainda precisos muitos anos.

Só no século XIX é que surgiram as primeiras indústrias de engarrafamento de água mineral.

Numa altura em que proliferam os problemas relacionados com a poluição ambiental, cada vez são mais os países a tomar consciência de que a água natural constitui uma riqueza que importa a todo o custo preservar.

Ciclo da Água

A mineralização da água mineral natural e de nascente decorre da sua permanência na área abaixo do solo e depende do tempo que estas permanecem nos aquíferos em contacto com a rocha. O seu percurso até esta etapa é explicado pelo chamado Ciclo da Água, que tem início nos oceanos.

A água dos oceanos é evaporada pela ação da temperatura, precipitando-se mais tarde sob a forma de chuva ou neve. Ao tocar de novo a superfície, parte dessa chuva ou neve junta-se aos rios e lagos e a restante evapora-se de imediato. A componente que fica infiltrada nas camadas rochosas do subsolo forma os aquíferos que são formações geológicas permeáveis onde circulam as águas subterrâneas.

Image
Image

Toda a água que consumimos apresenta sempre sais minerais. As águas minerais naturais e as águas de nascente são águas ricas em sais minerais, os quais são benéficos para a saúde e desencadeiam reações naturais essenciais ao funcionamento do organismo. Estes sais minerais são constituídos por associações de diversos elementos químicos que fazem parte da constituição da crosta terrestre. Ao entrarem em contacto com a água, os minerais começam a dissolver-se e a quantidade destes nas águas depende, em muito, do tempo e das formações geológicas com as quais estiveram em contacto.

Tipos de Água

A água doce representa apenas 2,5% da quantidade total da água existente, estando cerca de 2 terços congelada nos polos. A restante, distribui-se pelos rios, lagos, subsolo e pela chuva e nem todas têm as condições necessárias para a preservação da vida. É, portanto, muito reduzida a percentagem de água que tem as características essenciais para satisfazer as necessidades diárias do ser humano.
Desta reduzida percentagem de água doce existente, cerca de 30% está no subsolo do nosso planeta, sendo essa a água que assume todas as caraterísticas de qualidade para preservar a vida. Como as águas podem permanecer nos aquíferos até milhares de anos, as que chegam à superfície podem ter características minerais muito diferentes. A pureza original, os seus componentes e caraterísticas e a circulação no subsolo são os aspetos fundamentais para uma água de qualidade. Apenas as águas subterrâneas têm caraterísticas que podem defini-las como águas minerais naturais e águas de nascente.
Regularmente, estas águas são submetidas a testes para comprovar que as suas caraterísticas de qualidade se mantêm.
A legislação portuguesa, alinhada pelas Diretivas da União Europeia, fixa imposições distintas para os três tipos de água destinados ao consumo.

Image

As águas disponíveis para consumo do Homem não são todas iguais, podendo ser agrupadas em três tipos diferentes: Águas Minerais Naturais, Águas de Nascente e outros tipos de águas consumíveis.

águas minerais naturais

As águas minerais naturais encontram-se no subsolo a grandes profundidades. São sistemas de água sem elementos de poluição e a sua composição química é totalmente natural, sendo provocada pela interação água/rocha, possuindo oligo-elementos benéficos à vida humana.
Têm por isso uma composição química específica, mantendo as suas caraterísticas ao longo do tempo. Mas as águas minerais naturais não são todas iguais. Para além de possuírem caraterísticas químicas e paladares distintos, algumas águas minerais naturais possuem gás natural. São as chamadas águas gasocarbónicas. Para preservar todas as suas qualidades e pureza, o engarrafamento das águas minerais naturais só pode ser efetuado no local da captação.

águas de nascente

A diferença das águas de nascente em relação às águas minerais naturais é precisamente o tempo de circulação no subsolo, o qual é menos demorado. Decorrente do curto período de circulação subterrânea, a presença de sais minerais nas águas de nascente não é constante ao longo do ano. São águas bacteriologicamente sãs e com caraterísticas originais. De forma a preservar todas as suas qualidades, o seu engarrafamento só pode ser efetuado no local da nascente.

A água mineral natural e a água de nascente são as únicas águas globalmente naturais que não podem sofrer quaisquer tratamentos e que são comercializadas sem adição de químicos ou aditivos. Têm também de ser submetidas a dois anos de testes rigorosos antes de poderem ser vendidas com essa designação, dado que é necessário provar que os aquíferos de onde provêm estão isentos de poluição e estão implantados em locais protegidos de qualquer ameaça poluidora.

outros tipos de

águas consumíveis

O total de sais dissolvidos, quantificados através da mineralização total, constitui o parâmetro mais imediato para o agrupamento das águas naturais em 4 grandes tipos.

Águas hipossalinas ou de baixa mineralização

quando o total de sais dissolvidos não ultrapassa 50mg/L;

Águas fracamente mineralizadas

quando apresentam valores de mineralização total entre os 50 e 100mg/L;

Águas Mesossalinas

quando a mineralização total se situa entre os 500 e 1500mg/L;

A presença de certos aniões e catiões em quantidades manifestamente superiores à dos outros constituintes dissolvidos, constitui igualmente um critério para classificar as águas naturais por tipos.

Água Bicarbonatada: a quantidade de bicarbonato é superior a 600 mg/L;
Água Sulfatada: a quantidade de sulfato é superior a 200 mg/L;
Água Cloretada: a quantidade de cloreto é superior a 200 mg/L;
Água Fluoretada: a quantidade de fluoreto é superior a 1 mg/L;
Água Sódica: a quantidade de sódio é superior a 200 mg/L;
Água Cálcica: a quantidade de cálcio é superior a a 150 mg/L;
Água Magnesiana: a quantidade de magnésio é superior a 50 mg/L;
Água Gasocarbónica: a quantidade de anidrido carbónico livre é superior a 250mg/L;
Água conveniente para um regime pobre em sódio: a quantidade de sódio é inferior a 20 mg/.

Conselhos

Não aceite nenhuma embalagem de água mineral natural que não seja aberta na sua presença;

Não utilize embalagens vazias de água com outro tipo de produtos; só assim evitará a ocorrência de acidentes;

Verifique se as embalagens de água mineral natural são guardadas em local próprio, longe do contacto com produtos ou materiais que possam contaminar como é o caso de detergentes e combustíveis;

A água mineral natural deve ser preservada da excessiva exposição à luz solar, do calor e da humidade;

Depois de abrir uma garrafa de água mineral natural, conserve-a em boas condições e consuma-a dentro de um prazo razoável.

Quando comprar uma garrafa de água leia sempre o rótulo. Nele, dispõe da informação necessária sobre as caraterísticas da água, devendo para além da sua designação comercial, existir a indicação de que tipo de água se trata: água mineral natural ou uma água de nascente. São também obrigatórios a indicação do local de exploração e o nome da nascente, ou da captação de onde está a ser extraída. No rótulo das águas minerais naturais também deverá figurar a composição química da água contida nas garrafas.

As águas minerais naturais e as águas de nascente podem ser comercializadas com ou sem gás. No rótulo, poderá saber se as águas foram gaseificadas, quer isto dizer que a água foi objeto de adição de gás carbónico de outra origem que não o aquífero. No entanto, existem algumas águas minerais naturais com gás natural. Neste caso, são chamadas de águas minerais naturais gasosas ou gasocarbónicas.

Não encontrou o que procurava?

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

Distribuidores

O Super Bock Group tem uma distribuição alargada, de norte a sul do país.

Contacte-nos e saiba como encontrar os nossos produtos: sbg.direto@superbockgroup.com

Super Bock Bebidas, S.A
Via Norte
4465-764 Leça do Balio – Matosinhos

Tel: 00 351 229 052 100
Fax: 00 351 229 052 300
sbg.direto@superbockgroup.com

Apartado 1044 4466-955
S. Mamede de Infesta

Image
Image
Image
Image

Mapa do site

Distribuidores

Informação Legal

© SUPER BOCK GROUP 2017. ALL RIGHTS RESERVED

Não encontrou o que procurava?

Informação Legal

Esta declaração de garantia de privacidade de dados aplica-se específica e exclusivamente ao serviço do Super Bock Group.

Para o Super Bock Group é importante que todos os utilizadores dos seus serviços e visitantes das suas páginas tenham garantida a confidencialidade dos seus dados.

O Super Bock Group garante que estas informações NÃO SERÃO utilizadas em nenhuma lista com fins promocionais via correio eletrónico ou telefónico, nem serão divulgadas a qualquer outra organização ou empresa. O Super Bock Group compromete-se a proteger a sua privacidade.

Sobre qualquer questão que tenha relativa a este compromisso, não hesite em contactar.

close

Image

BEM-VINDO AO SUPER BOCK GROUP

Para consultar este site deverá ter mais de 18 anos.

Ao submeter estes dados, está a concordar com os termos, condições e política de cookies do site Super Bock Group.